IMÓVEIS

Vantagens de investir em imóveis impulsionam setor

Luís Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon, uma das principais administradoras de consórcios do país, explica como fazer esse investimento gerar um bom rendimento

O investimento no mercado imobiliário é uma das formas mais tradicionais e que funciona, em muitos casos, como uma renda extra. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a previsão de crescimento para 2021 é de 30%.

Alugar ou revender um imóvel é sempre uma alternativa para obter uma renda extra, já que sempre há pessoas procurando um lugar para morar ou para abrir um negócio. No entanto, esse é um investimento que deve ser bem planejado. Para Luís Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon, uma das principais administradoras de consórcios do país, é fundamental considerar os fatores internos e externos para desenvolver um plano de ação com base no orçamento disponível. “Adquirir imóveis para alugar ou revender é uma forma inteligente de investir o dinheiro, uma vez que é possível garantir uma renda futura com menos esforço, além de aumentar o patrimônio. Para entrar neste mercado, você pode se tornar um investidor ou ser um proprietário”, explica.

Confira abaixo as principais vantagens deste tipo de investimento:

Mais segurança patrimonial

Qualquer pessoa precisa de um espaço para morar e quase todos os tipos de empresas também precisam de um ambiente físico. Portanto, mesmo em momentos de crise, os imóveis, sejam casa, apartamento ou prédios comerciais sempre serão necessários. A aquisição de imóveis é um dos investimentos mais estáveis da história, principalmente em países como o nosso, que passaram por momentos de instabilidade financeira.

Possível Valorização

Em casos de imóveis com boas localizações e com alta procura, pode haver uma boa valorização. Portanto, investir em casas em comunidades promissoras pode aumentar seu valor mais rapidamente e fazer você ter um retorno maior do que o esperado. “Quando você compra um imóvel, é importante pensar no retorno a longo prazo, afinal será uma estratégia para ampliação de riqueza por meio destas aquisições. Além disso, a propriedade pode manter e diversificar sua carteira de investimentos e gerar lucros de curto prazo na forma de fluxo de caixa”, explica Toscano.

Geração de renda

Ao alugar a sua propriedade é possível viver ou conquistar uma renda extra mensal. Além disso, outra grande vantagem é que o preço do aluguel sobe com o passar dos anos, trazendo um retorno mais alto que outros tipos de investimentos. Do ponto de vista econômico, para quem ainda não possui um imóvel, bancar com o custo do aluguel é muito mais inteligente do que pagar uma taxa alta de juros para comprar um imóvel, mostrando novamente que é possível enriquecer com imóveis.

Facilidade de pagamento

Embora o investimento tenha um custo elevado, o financiamento direto com construtoras e consórcios imobiliários permitem que o imóvel seja adquirido apenas com parte dos recursos. “No caso dos consórcios é possível determinar o valor da propriedade, determinar o preço das parcelas de acordo com o seu rendimento e não há nenhuma cobrança de juros. A administradora do consórcio realiza a cobrança da taxa de administração e a parcela inclui o valor de um fundo de reserva, que serve como uma garantia caso o grupo passe por alguma inadimplência de consorciados. Mas, se o valor não for utilizado, o proprietário recebe parte do fundo com o término do grupo”, explica Toscano.

Proteção da inflação

Tanto a parcela do aluguel quanto os demais valores de pagamento e transações do mercado imobiliário para aquisição de apartamentos são definidos automaticamente pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), que é um índice de inflação dos preços da construção civil. Portanto, tanto o imóvel quanto os fundos estarão protegidos da inflação.

Sobre a Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis e serviços, e já entregou mais de meio milhão de bens. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. Atualmente, a empresa possui mais de 160 mil clientes ativos, mais de 400 parceiros em território nacional, cerca de 100 filiais no país e 2,9 mil funcionários. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo