Publicidade
Agenda

Lares inteligentes e conectados para os longevos

Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum traz a arquiteta, urbanista e especializada em gerontologia, Flávia Ranieri e o Dr. Chao Lung Wen, médico, professor e Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, para discutir as vantagens da tecnologia aplicada à arquitetura na construção de ambientes adaptados ao público 50+

Os convidados da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum vão mostrar que é possível estruturar uma casa humanizada, com todas as facilidades e adequações necessárias para o longevo viver seguro, com acessibilidade e muito distante da estética de casa de repouso ou hospital.

É exatamente isso o que a arquiteta, urbanista e especializada em gerontologia, Flávia Ranieri, e o administrador e co-fundador da TUAI, startup de soluções de moradia para longevos, Rafael Pasqua, apresentarão na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum. Dedicados a criar ambientes agradáveis e seguros, eles mostrarão as mais variadas possibilidades em termos de tecnologia e de adaptação em mobiliários que podem compor uma residência adequada aos longevos.

“Vamos abordar a evolução da arquitetura para os longevos”, explica Flávia. Segundo ela, há alguns anos, quando se fazia um projeto residencial adaptado à longevidade, era necessário a customização de mobiliários e ajustes em detalhes. “Hoje, esses produtos e tecnologias são encontrados no mercado, com valores muito variados e é isso que queremos salientar”, conta.

Ela participa de um painel durante o evento que discutirá a arquitetura associada à tecnologia, em “Lar inteligente & Casas conectadas”, no dia 21 de novembro, e abordará como a combinação entre design e tecnologia pode oferecer soluções de segurança e conforto para os longevos. A discussão contará com a participação do Dr. Chao Lung Wen, médico, professor e Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Visita virtual

Além do painel, será possível realizar uma visita virtual ao projeto que Flávia e Pasqua apresentarão no evento: uma casa virtual, com sala, cozinha, quarto, escritório e banheiro adaptados.

Segundo explica Pasqua, é importante mostrar essas possibilidades com valores variados e opções diversas, para que as pessoas possam conhecer e usufruir destes benefícios em suas casas. “Durante a pandemia que vivemos foi possível constatar que os longevos estão mais conectados do que nunca. Para se ter uma ideia, antes do coronavírus, apenas 64% compravam online; hoje são 82%. Ou seja, é um público que está ativamente buscando inovações tecnológicas que tragam benefícios, segurança e praticidade às próprias vidas”, afirma, completando: “nossa ideia é mostrar lares que combinem design, funcionalidade e conectividade para esse público”.

Flavia Ranieri e Rafael Pasqua contam, ainda, que realizarão uma série de lives nas redes sociais (acesso via www.tuai.casa) para tratar do assunto moradia e convidar o público a acompanhar a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum. A partir do dia 4 de novembro, temas como “Sou bagunceiro(a) ou acumulador(a)?” e “Meu braço ficou curto, não foi a visão que piorou” serão abordados com a presença de especialistas e sempre com o objetivo de aumentar o interesse do público sobre o tema, que será amplamente abordado durante a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum.

Serviço:
Painel Lar inteligente & Casas conectadas
Data: Sábado (21/11) às 19:35.
Curadoria: Longevidade Expo+Fórum.
Convidados: Dr. Chao Lung Wen, médico, professor e Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. Líder do Grupo de Pesquisa USP em Telemedicina, Tecnologias Educacionais e eHealth (envolvendo Telehomecare e Casas Inteligentes) no CNPq/ MCTI.; e Flávia Ranieri – arquiteta, urbanista e especialista em gerontologia pelo Instituto de ensino e pesquisa do hospital Israelita Albert Einstein.

Serviço:
Longevidade Expo+Fórum 2020 – Maratona Digital
Data: 20 a 21 de novembro de 2020, das 9 às 21 horas.
22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas.
Onde: Plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Inscrições: www.longevidade.com.br
Para conhecer a programação completa, acesse:
www.longevidade.com.br/maratonadigital

Botão Voltar ao topo