DECORAÇÃOIMÓVEIS

Design 100% brasileiro: Yuca valoriza produções e artistas locais

Startup referência em experiências descomplicadas de moradia reproduz em suas unidades elementos que destacam a cultura e características locais

A Yuca, proptech referência em experiências descomplicadas de moradia, surgiu em 2019 com o propósito de revolucionar a vida de quem mora na cidade, proporcionando lares de qualidade e processos mais simples de locação.

Além de facilitar a moradia, um dos pilares da startup é a arquitetura, com projetos pensados para acolher diferentes histórias, unindo conforto e brasilidade nos apartamentos. Apesar de hoje ser fácil reconhecer a estética da Yuca, cada apartamento é único e foi projetado para acolher diferentes histórias e estilos de vida a partir de elementos pré-existentes.

“O ponto de partida dos nossos projetos é sempre manter o máximo de características originais do próprio apê e da cidade de SP. Valorizamos a história do lugar, e adoramos quando temos algum revestimento que seja bem paulistano, por exemplo o piso de caquinhos”, completa Catarina Cecchini, arquiteta da Yuca responsável pelo desenvolvimento de produtos residenciais.

Segundo a profissional, a startup se inspira na releitura de elementos pré-existentes no ambiente que remetem ao imaginário de São Paulo, cidade onde a Yuca possui seus apartamentos. “Quando expandirmos para outros estados, pretendemos valorizar também matérias-primas e estilos que sejam característicos da região”, completa.

Os móveis de marcenaria usados são desenhados pela própria equipe de arquitetura da Yuca, cujo catálogo visa a otimização e aproveitamento das chapas de MDF. Os conceitos da identidade da proptech são incorporados nos projetos e ao longo da reforma. Um dos apartamentos modernizados, por exemplo, possuía azulejos que não combinavam com a proposta da marca Yuca. Então, a startup trouxe uma marcenaria mais alaranjada e quadros de artistas convidados para compor a Galeria Yuca, deixando o ambiente mais a cara da empresa.

Como vários dos prédios que a startup atua são das décadas de 50 e 60, piso de taco, pilares de concreto aparente e caixilhos de ferro – característicos da arquitetura paulista – permeiam o design destes apartamentos.

Apê Yuca | Foto: Divulgação Yuca

Olhando para a valorização da questão estética dos espaços e com o intuito de reconhecer e apoiar artistas independentes, em fevereiro de 2021 a startup inaugurou o projeto Galeria Yuca. Artistas plásticos interessados em divulgar suas obras enviam seus portfólios para os arquitetos da Yuca, que fazem o match das peças com os cômodos. Para apoiar o artista, a proptech ajuda nos custos de impressão e emolduramento das obras que irão decorar os imóveis.

A Galeria Yuca faz parte do ideal de cultura e diversidade promovido pela proptech, já que a Yuca faz questão de que seus empreendimentos tragam benefícios para todos os envolvidos: os Yukers, como são chamados os moradores da startup, passam a contar com um ambiente mais agradável e interessante, com acesso a fotografias e ilustrações únicas. Já os artistas alcançam um público novo e têm seu trabalho divulgado e exposto em ambientes de alto padrão de design e ainda nos canais da Yuca.

Apê Yuca | Foto: Divulgação Yuca

Sobre a Yuca – Proptech
Referência em experiências descomplicadas de moradia que nasceu com o propósito de revolucionar o mercado imobiliário dos grandes centros urbanos ao democratizar o acesso ao lar de qualidade. Com mais de 500 quartos e prédios inteiros sob gestão, a Yuca oferece quartos individuais e compartilhados nos principais bairros de São Paulo, como Pinheiros, Bela Vista, Brooklin, Jardins, entre outros. A solução da proptech envolve reforma, mobília e decoração nos apartamentos para um inquilino que terá as contas em um único boleto e desburocratização dos processos. Até hoje, a Yuca já captou cerca de R﹩200 milhões com investidores institucionais e pessoas físicas, tanto para investimentos na empresa como para investimentos nos imóveis que administra. Em 2020, a Yuca abriu seu primeiro Fundo de Investimento Imobiliário, FII, se tornando o primeiro FII no mundo com um portfólio majoritariamente de apartamentos residenciais compartilhados, e um dos primeiros no Brasil de renda residencial.

Fonte
Maytê Lopes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo