DecoraçãoDestaqueMóveis

A mesa certa para cada momento

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas famílias pensam em adquirir uma nova mesa de jantar. Mas quais fatores levar em conta na hora de escolher? Profissionais dão dicas:

Seja para as refeições do dia a dia ou em momentos de confraternização a mesa é o tipo de móvel com vocação para ser protagonista num ambiente. Mas para escolher o modelo ideal que se adeque a todas as ocasiões e não se destoe das dimensões dos ambientes, é preciso estar atento a diversos fatores.

A designer Flaviane Rezende e arquiteta Márcia Coimbra, do escritório Ágille Arquitetura, ressaltam que, primeiramente, é preciso pensar no conforto. Analisar o espaço para, então, ter uma definição de qual formato a ser adotado. “É preciso levar em consideração a praticidade, a estética e a funcionalidade em relação ao formato adequado para o ambiente. Não adianta querer uma mesa de oito ou seis lugares se o espaço comporta somente quatro. Se respeitarmos o tamanho correto, a circulação não fica comprometida na hora da disposição das cadeiras. Outra dica importante é verificar a altura dos assentos, evitando, assim, que os joelhos batam no tampo da mesa”, explicam.

A designer de interiores Fabiana Visacro ainda acrescenta que a preocupação de se trabalhar com o que é adequado ao espaço deve priorizar a família que ali reside. “Não se deve pensar, apenas, em garantir um número maior de assentos para os convidados, afinal essa mesa precisa ser funcional para quem reside no apartamento e o seu dia a dia. O primeiro parâmetro, e mais importante, é a necessidade da família, das pessoas que moram no local. Às vezes, as pessoas ficam com uma ânsia de mesas e sofás maiores para as festas e esquecem do seu dia a dia”, pontua.

Mas se os moradores gostam de receber amigos e parentes, seja nos finais de semana ou em festas de fim de ano, algumas dicas são preciosas para acolher a todos em volta da mesa de jantar. “Coloque um espaço à parte para servir e não ponha nada na mesa. Use um móvel de apoio, como um aparador ou outro mobiliário coringa para que, assim, você não ocupe nenhum espaço na mesa. Desta forma é possível ocupá-la com o maior número de pessoas, sem perder nenhum conforto”, indica Fabiana Visacro.

As profissionais do escritório Ágille Arquitetura acrescentam: “É possível otimizar espaço de um ambiente com algumas alterações básicas, como pufes espalhados pelos cantos do ambiente, petiscos em outros móveis, serviço americano e, até mesmo, tirar alguns móveis e posicioná-los em outro cômodo. Depende do número de pessoas presentes para que se consiga receber de forma confortável os convidados”, afirmam Flaviane e Márcia.

Projeto de Fabiana Visacro: a profissional recomenda um móvel de apoio na sala de jantar que possa auxiliar nos dias de confraternização

Um pouco menos usual, as mesas redondas e ovais trazem muitas vantagens para o ambiente. “Favorecem a interação entre as pessoas que estão sentadas à sua volta, pois não deixa ninguém muito longe, e são perfeitas para criar um espaço mais acolhedor. A mesa redonda se encaixa em qualquer estilo de decoração e deixam o ambiente mais moderno”, relatam.

Para Fabiana Visacro, esses modelos de mesa ainda trazem outro benefício: a base no centro. Assim, as pernas e os joelhos ficam mais livres, ao contrário das que têm formato retangulares ou quadradas, com base na extremidade, limitando o conforto de quem está sentado. “Isso é uma informação chave para que as pessoas fiquem de olho na estruturação da mesa. Às vezes as pessoas compram a mesa pela base, por serem atraentes e diferentes, mas têm que ver se ela não irá impactar na hora de receber. Muito importante, também, é estar atento às mesas com tampo em vidro incolor. Para quem recebe muita gente e, entre os convidados estejam mulheres de saia ou vestido, esse fator pode ser muito desconfortável e elas podem se sentir incomodadas em sentar ali”, alerta.

Projeto de Ágille Arquitetura: as mesas ovais são perfeitas para acomodar mais cadeiras com conforto para todos

Artigos relacionados

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios