CONSTRUÇÃO

Por onde começar uma reforma?

Para garantir o melhor resultado no menor tempo e dentro do orçamento programado, é importante definir os objetivos e planejar passo a passo antes do início da obra

Seja para modernizar o ambiente ou para deixar o espaço mais funcional, a reforma de uma casa ou apartamento exige dedicação e tempo. Afinal, reformas envolvem escolhas e custos, e muitas pessoas, só de pensar no trabalho que terão para administrar a obra, desistem da ideia. Porém, um bom planejamento pode significar o melhor resultado no menor tempo e dentro do orçamento programado.

Danielly Barboza, proprietária da DRF Studio Décor, escritório especializado em reformas e design de interiores, recomenda colocar todas as ideias no papel. “É o primeiro passo para a concretização do sonho de um novo lar”, destaca. Segundo explica, saber previamente o que se pretende fazer é fundamental. “A regra de ouro para uma reforma é definir objetivo e prioridades. Assim, fica mais fácil visualizar como será cada etapa da obra”, afirma.

Contar com o auxílio de um profissional que assuma todas as etapas da obra também pode facilitar muito todo o processo. “Além disso, tenha em mente que, mais do que conhecer sobre reformas, ele precisa entender e traduzir o seu sonho no melhor projeto executivo”, diz.

Na DRF Studio Décor, a solução oferecida ao cliente é completa. Do projeto à decoração, e a primeira reunião com o cliente pode durar muitas horas. Por isso, detalhes da rotina, gostos, hobbies e outras informações pessoais são importantes para que o projeto seja, de fato, personalizado.

Uma vez acertados os detalhes conforme idealizado pelo cliente, o projeto é finalizado e só então terão início as obras.

Confira as dicas da Danielly para executar uma boa reforma:

Emissão de laudos técnicos – se a reforma implicar em mudança na planta original do imóvel, é necessário solicitar autorização na prefeitura, sob pena de ter a obra embargada. No caso de apartamentos, é preciso comunicar ao síndico sobre a presença da equipe de reforma, bem como confirmar quais mudanças podem ou não ser realizadas sem descaracterizar a fachada do prédio, por exemplo.

Definição dos serviços – um cronograma definindo metas e prazos é fundamental para o bom andamento da obra, inclusive para evitar desperdícios orçamentários com a compra de materiais desnecessários.

O que fazer primeiro – em geral, uma reforma segue a seguinte ordem: reformas estruturais (mudança de paredes, aumento ou redução de cômodos, lajes, telhados etc.), instalações hidráulicas e elétricas; assentamento de pisos, azulejos e louças; instalação da iluminação, pintura, limpeza e, por fim, a decoração.

A decoração é uma etapa tão importante quanto à reforma em si, pois é nesse momento que o sonho vai se concretizar. Danielly ressalta que, na DRF, esta etapa ganha um destaque especial. “A pedido do cliente, podemos escolher até os objetos decorativos, como quadros, vasos e artefatos de cama, mesa e banho. Tudo de acordo com o estilo e tendências do momento, justamente para o seu lar fique exatamente como sonhado”, encerra.

Botão Voltar ao topo