PROJETOS

Conceito aberto é tendência para as cafeterias no pós-pandemia

"Cafeteria Modelo" traz tendências de espaços abertos na Semana Internacional do Café – Valorização dos espaços externos, soluções criativas e workshops com temas do momento devem fazer da atração, que simula uma cafeteria real, uma das mais concorridas de 2021

Inspiração, conhecimento e aquele toque que só o café traz são os ingredientes da Cafeteria Modelo para surpreender o público que passará pela Semana Internacional do Café (SIC) 2021, marcada para acontecer no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de novembro e também na internet. Dentre as novidades, a atração destacará a importância dos espaços abertos como tendência dos novos projetos.

A Cafeteria Modelo volta a fazer parte da feira depois de dois anos, já que em 2020 a SIC foi 100% digital, e, tradicionalmente, chama a atenção pelo ambiente de convivência e aprendizado que simula uma cafeteria, mas com uma programação de workshops gratuitos sobre conceitos, produtos e tecnologias que estão pautando a comercialização da bebida, além de dicas de como fazer a gestão adequada de uma loja do setor.

Segundo o Diretor da Café Editora, uma das organizadoras da SIC, Caio Alonso Fontes, “a Cafeteria Modelo tem a proposta de apresentar tendências e novidades para as cafeterias, da arquitetura e design às questões relacionadas à operação e hospitalidade. É um centro de divulgação dos novos direcionamentos do mercado que impactam nos estabelecimentos”, diz.

Novidades

Retomar, reencontrar, reconectar – os valores que formam o tema da edição 2021 da Semana Internacional do Café – destacam a importância da realização do evento no Pavilhão. Este retorno é fruto da organização focada nos protocolos de cuidados sanitários para segurança de todos os participantes. Prova disso, a volta da Cafeteria Modelo será marcada por novidades relacionadas à arquitetura e à funcionalidade impulsionadas pelo momento, entre elas o distanciamento e a valorização das áreas externas.

Neste ano, “o espaço traz o conceito de cafeteria ambientada em praça pública, simulando um local aberto, em que toda a área de cadeiras traz a sensação dos participantes estarem sentados ao ar livre”, revela Fontes. A disposição das mesas também deverá ser mais espaçada.

As atividades da Cafeteria Modelo serão voltadas para o público presencial, como parte da proposta de destacar a ambientação e a experimentação, mas que estiver acompanhando a SIC on-line também terá um gostinho da programação.

“Durante a transmissão da SIC direto do pavilhão, teremos algumas chamadas que mostrarão o que estará acontecendo na Cafeteria Modelo, que contará com três dias de programação voltada para donos de estabelecimentos, baristas e empresários com temas pertinentes ao universo das coffee shops”, completa Fontes.

Dentre os temas que serão discutidos na atração: Desafio para os negócios de café pós-pandemia: como empreender; como diversificar em receitas de bebidas com café; ensino e troca de conhecimentos sobre preparo de café – com a campeã brasileira de brewers, Julia Fortini, e degustação de cafés do mundo.

A Cafeteria Modelo terá capacidade média para 30 pessoas sentadas. As inscrições para as atividades poderão ser feitas no momento do credenciamento, mas os visitantes deverão se organizar durante a feira para participar dos workshops, já que as vagas, mesmo com inscrição prévia, serão preenchidas por ordem de chegada.

Credenciamento

O credenciamento para a SIC 2021 já está aberto e o processo é simples e rápido. Na edição deste ano, o cadastro será apenas em formato on-line, ou seja, não haverá registro no pavilhão, e vale tanto para acompanhar os conteúdos on-line quanto para a visita ao Expominas. Neste caso, é necessário imprimir o comprovante e apresentar na entrada do pavilhão.

Mais informações em: www.semanainternacionaldocafe.com.br

SOBRE A SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

PATROCINADORES

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob, 3Corações Rituais e Ball Corporation, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.

SERVIÇO
Semana Internacional do Café 2021 – Presencial e Digital
De 10 a 12 de novembro
Acesse: www.semanainternacionaldocafe.com.br
#conectadospelocafé
Para informações e atendimento à imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br

Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
www.semanainternacionaldocafe.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo